A era medieval, também conhecida como Idade Média, é frequentemente lembrada como um período sombrio, cheio de castelos, cavaleiros e guerras.
Mas a vida medieval era muito mais complexa (e surpreendente) do que os filmes e séries costumam mostrar. Muita gente se surpreende ao descobrir que nem tudo era sujeira, escuridão ou ignorância.

Sendo assim, selecionamos 5 curiosidades incríveis que mostram um lado pouco conhecido da sociedade medieval. Confira agora!
1 – As Pessoas na Era Medieval tomavam banho, sim
Ao contrário do mito popular, os europeus medievais não viviam sujos o tempo todo. Embora os banhos não fossem diários como hoje, eles aconteciam com frequência razoável.
Portanto, muitos castelos e cidades tinham casas de banho públicas, e o uso de ervas aromáticas na água era comum.
Claro, com o tempo (especialmente após a Peste Negra), o hábito foi perdendo força, mas higiene pessoal era valorizada por várias camadas da sociedade.
2 – A Alimentação era mais Variada do que se imagina
A alimentação na era medieval variava de acordo com a classe social, mas era mais diversificada do que muitos pensam. Além de pão e carne, os camponeses consumiam legumes, frutas, laticínios e até especiarias locais.
Os nobres, por sua vez, tinham acesso a banquetes luxuosos com pratos exóticos e muito bem temperados. Inclusive, a cozinha medieval inspirou muitas tradições culinárias europeias modernas.
3 – Existiam Universidades e uma vida intelectual ativa na Era Medieval
A Idade Média foi também um tempo de aprendizado. Logo, universidades como as de Bolonha, Paris e Oxford surgiram nesse período, atraindo estudantes de toda a Europa. Estudava-se teologia, medicina, direito e filosofia.
Dessa forma, a cópia de manuscritos nos mosteiros preservou grande parte do conhecimento da Antiguidade. A imagem de um tempo de ignorância total não condiz com a realidade.
4 – Havia festas, danças e muita música
A vida medieval não era só trabalho e oração. As comunidades celebravam datas religiosas, casamentos, colheitas e outras ocasiões com festas animadas.
Havia danças típicas, instrumentos como alaúdes e gaitas de foles, além de trovadores que contavam histórias e cantavam sobre amor, bravura e religião. Portanto, a diversão fazia parte da rotina, mesmo para os camponeses mais humildes.
5 – As mulheres tinham mais papéis sociais do que se pensa
Apesar das limitações impostas pela época, as mulheres na Idade Média ocupavam funções importantes. Além de mães e esposas, podiam ser artesãs, abadessas, curandeiras e até guerreiras em casos excepcionais.
Aliás, algumas nobres administravam feudos na ausência dos maridos, enquanto outras destacaram-se como escritoras ou líderes religiosas.
A era medieval foi um tempo de contrastes: duro, sim, mas também cheio de cor, som, tradição e descobertas.
No mais, se você quer saber mais sobre a Era Medieval, não deixe de ler Rainhas da Guerra! Com uma história fascinante, o livro mostra costumes desse período, especialmente dos vikings. Não deixe de conferir!