A chegada dos vikings na América sempre foi cercada de controvérsias. Na verdade, muito antes de Cristóvão Colombo cruzar o Atlântico, os vikings já haviam deixado sua marca na América com suas ousadas explorações.
Durante muito tempo, se acreditou que a chegada deles no continente americano fosse apenas uma lenda. Contudo, atualmente, já existe um consenso entre historiadores sobre como tudo ocorreu neste período.
Sendo assim, vamos falar um pouco sobre os vikings, e como eles foram os primeiros europeus a chegar na América do Norte, pouco mais de 500 anos antes de Colombo chegar na América na era medieval.
O Protagonista Chegada dos Vikings na América
O protagonista da chegada dos vikings na América foi Leif Erikson, filho de Erik, o Vermelho, um dos maiores exploradores nórdicos da história.
Por volta do ano 1000, Leif partiu da atual Groenlândia, vagando rumo ao oeste. Dessa forma, ele chegou a uma terra fértil, chamada inicialmente de Vinland.
Este local, conhecido como Newfoundland, no Canadá, foi alvo de uma tentativa de colonização viking. Para conhecer mais sobre esse momento, existem alguns textos nórdicos interessantes, como a “Saga dos Groenlandeses” e a “Saga de Erik, o Vermelho”.
Embora houvesse algumas dificuldades nos confrontos, a presença viking na América é bastante descoberta, especialmente em sítios, como o L’Anse aux Meadows, que apresenta restos de habitações típicas da cultura nórdica.
O Que a Presença Viking nos diz sobre a Idade Média?
A presença dos vikings na América detalhe um lado da Idade Média geralmente ignorado: um espírito de aventura e alto poder de navegação.
Embora muitos entendam a era medieval como um movimento “fechado” na Europa, ela também trouxe movimento, mesmo nem sempre sendo pacificio.
Vale destacar que a sociedade viking era altamente adaptada à navegação. Com seus dracadores (embarcações leves), eles exploraram desde as margens dos rios russos até o Atlântico Norte.

Na verdade, a chegada dos vikings na América não foi acaso, mas sim um processo de expansão marítima iniciado na Escandinávia, passando pelas Ilhas Britânicas, Islândia e Groenlândia.
A presença deles não foi enorme na América. No entanto, foi um feito grandioso. Isso porque eles conseguiram superar desafios logísticos, mostrando que, mesmo na Idade Média, o mundo era muito maior do que qualquer um poderia imaginar.
A Verdadeira Descoberta antes da “descoberta”
Apesar de Colombo ser o responsável pela colonização das Américas ao fim do século XV, a verdade é que os vikings já haviam pisado nas Américas diversos séculos antes.
Sendo assim, Leif Erikson, e os exploradores que o acompanharam, merecem um lugar de destaque entre os grandes nomes da exploração marítima mundial.
Quer estudar um pouco mais sobre o mundo viking? Temos uma boa notícia para você! Na obra Rainhas da Guerra, temos diversas batalhas e contos épicos, que mostram o interesse do escritor Orlando Paes Filho em detalhar mais sobre essa preciosa época da história da humanidade.